A Formatura - Joelle Charbonneau

Título: A Formatura
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única Editora
Nº de Páginas: 320
ISBN: 9788567028477
Série: O Teste - Livro 03

O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

 ATENÇÃO: Este é o terceiro livro da série O Teste e pode conter spoilers, clique aqui para ler a resenha de O Teste, primeiro livro da série, ou aqui para ler a resenha de Estudo Independente, segundo livro da série.



No Terceiro e último livro da trilogia O Teste, Cia Vale quer mais do que nunca é acabar com O Teste e para isso, terá que fazer algo que nunca deveria fazer, confiar nas pessoas. Depois de todos os acontecimentos inesperados em Estudo Independente, Cia não tem outra escolha a não ser ela mesma assumir o controle e ser a líder que esperam que seja. Como primeiro passo, ela resolve contar todo o ocorrido para a presidente, mas ao invés de aliviar as coisas, é aí que tudo se complica.
"[...] Penso na folha de papel que está dentro da sacola que penduro agora no ombro, na tarefa que me foi dada e na minha crença de que O Teste precisa acabar, antes que seja permitido matar novamente. Vou ter de decidir se finjo que ainda sou a menina de Cinco Lagos que subiu no flutuador a caminho de Tosu City, ou tirar o melhor daquela menina e permitir que isso se molde em algo novo." (p. 77)
Agora, Cia tem uma tarefa, uma tarefa muito difícil e que terá que pensar muito bem se irá executar. Além disso, ela precisa de um meio de conseguir aliados, mas como saber em quem confiar? Só há um meio, um novo teste está por vir.

Quem me segue nas redes sociais, sabe o quanto fiquei desesperada para ler A Formatura assim que chegou na minha casa, era um livro muito esperado por mim e eu precisava saber como terminava essa trilogia incrível. Ao contrário do segundo, não consegui ficar um minuto desgrudada do livro. Logo no começo já temos vários acontecimentos que não param por aí, é um acontecimento atrás dos outros e nós ficamos ali torcendo para que Cia faça as escolhas certas e consiga completar seus objetivos. Claro que a desconfiança não ficou para trás, nesse terceiro livro, confiar nas pessoas é muito mais difícil e é possível questionar várias vezes se Cia está do lado certo.

Confesso que estava com um pouco de medo de me decepcionar com o final, já que a maioria das distopias nunca tem um final tão bom. Mas a Joelle conseguiu manter toda a qualidade da trilogia e não me deixou desapontada com final, tirando a parte de que eu queria um pouco mais de história, foi um final digno. Mas sério Joelle, escreve aí um livro que se passe alguns anos depois haha. A Formatura é um livro totalmente intenso e vocês não podem deixar de ler. E que venham mais livros da Joelle.

Um comentário:

  1. Ahhh, estou louca para ler esse livro! O final de "Estudo Independente" me deixou muuito curiosa para a continuação! Quero muuito voltar pro Brasil para ler logo o último livro *-*

    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir

Layout feito por Estela Gois © Todos os direitos reservados - Tecnologia do Blogger