[Resenha] O Diário de Litat - Claudemir de Oliveira

Título: O Diário de Litat
Autor: Claudemir de Oliveira
Editora: Novo Século
Nº de Páginas: 272

Sinopse: Bnus e Qeb cresceram no mesmo vilarejo, brincando entre pedras e ruínas e, quando jovens, prometeram ficar juntos sempre. Suas vidas estavam entrelaçadas pelo sentimento mais puro do ser humano: o amor. No entanto, seus sonhos foram ceifados por divindades que os colocaram em caminhos opostos. Os olhos de Bnus, que antes brilhavam de felicidade, se tornam obscurecidos pelo Mal. Qeb, por sua vez, passa a lutar para manter e propagar o Bem pelos vilarejos. Mas embora tenham que se enfrentar por um propósito divino, o amor que os unia prevalece… Litat é o descendente desta história, e nasce com dons herdados desde o tempo de seus avós. Ele terá o livre arbítrio de usá-los, porém, sua omissão poderá acarretar danos ao seu povo.



Qeb e Bnus se amam muito e pretendem se casar em breve, assim que ele completar 21 anos. Mas naquela época o bem sempre enfrentava o mal, e cada uma dos deuses o do bem e o do mal deveriam escolher um representante na Terra. O deus Rum, deus do bem, deveria encontrar um representante puro com o coração carregado de compaixão e amor e claro que nosso casal apaixonado tem todas essas qualidades, mas não por muito tempo.
"- [...] Procuro um ser repleto de amor, compaixão e esperança, e dentre milhares de pessoas com idade para assumir um compromisso , encontro vocês dois , os entrego o livre arbítrio da escolha de quem me acompanhará, pois apenas um de vocês deverá vir comigo. Já sabem que não poderão recusar o meu pedido.
Bnus levanta os braços e grita:
- Por que nós? Nós nos amamos e vamos nos casar. Você deverá escolher outro!
A luz que estava totalmente branca em Bnus começa a azula, e depois se acizentar.[...]" (p.25).
Agora só Qeb pode ser a escolhida, Bnus já não tem mais as qualidades necessárias para ser um representante do bem. Cheio de amargura  e tristeza Bnus se isola do mundo lamentando a perda de Qeb que agora será imortal. Mas é claro que o deus do mal também está procurando um representante na terra e nada melhor do que alguém que tem muito ódio no coração pelo deus do bem.

A história é contada por Litat, o descendente de toda essa luta entre o bem e o mal, e com dons herdados de seus avós. Após muito tempo ele descobre esses dons, e sozinho ele parte de seu lugar de origem para um lugar desconhecido e distante, onde ele deverá praticar o bem e combater o mal.
"-Quando você nasceu e seus dons afloraram, vários descendentes do fruto do mal também receberam os dons. [...] somente você carrega a essência do amor e você somente praticará o bem. E quando por necessidade ou para se defender você praticar algum ato maldoso, como por exemplo, matar alguém, seja qual for a pessoa, do mal ou do bem, você perderá um ano de sua vida, ou seja, envelhecerá precocemente um ano." (p. 205-206)
 A leitura do livro é bem rápida e apesar do pulo de tempo entre Qeb e Bnus até Litat nada fica perdido, tudo é muito bem explicado e não ficamos com a sensação de ter ficado perdido no tempo. As páginas são amareladas o que facilita a leitura e temos personagens bem construídos. O que achei bem legal é que o livro traz uma boa lição de amor, uma boa mensagem para se repassar. Por isso super indico para todos essa leitura.Beijos

Um comentário:

  1. Em breve pretendo ler esse livro.
    Adorei sua resenha.
    Beijinhos
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Layout feito por Estela Gois © Todos os direitos reservados - Tecnologia do Blogger