O Teste - Joelle Charbonneau

Título: O Teste
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
Nº de Páginas: 320
Série: Teste - Livro 01
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?



Cia Vale vive na Colônia Cinco Lagos com seu pai, mãe e  irmãos. Eles mudam constantemente de casa, mas sempre dentro da colônia, pois seu pai trabalha para que as plantas se adaptem ao solo infértil da melhor maneira possível e cresçam para alimentar toda a população. Tudo o que ela mais quer é ser escolhida para O Teste, passar e ir para a faculdade assim como seu pai. No dia de sua formatura o que ela mais espera é que seja anunciado que ela foi escolhida para O Teste, porque se isso não acontecer, ela realmente não sabe o que será da sua vida.
"Quando deixo o palco e recebo abraços de parabéns dos meus amigos, posso apenas me perguntar: O que vou fazer agora?" (p.20)
Mas o que Cia não sabia é que sim, ela seria escolhida para O Teste mais tarde e que isso não é nada bom já que seu pai ficou preocupadíssimo quando soube da notícia. Mas porque será que ele ficou tão preocupado? Talvez tenha um motivo para ninguém nunca falar nada sobre isso, talvez os candidatos ao teste nem se lembrem do que passaram ou quem sabe isso os atormenta até hoje?
"O pai nunca falou sobre O Teste, nem muito sobre seus dias passados na universidade, não importa quantas perguntas eu tenha feito." (p.34)
 Estava ansiosíssima para ler O Teste desde que a Única anunciou que ia publicar ele e quando peguei para ler não consegui mais parar. A Cia é uma garota jovem, mas muito experta e determinada, ela sabe o que quer e vai fazer de tudo para conseguir. No livro conhecemos várias pessoas ao longo das páginas, várias mesmo, mas consegui não me perder nos nomes e isso foi um ótimo ponto para o livro já que eu sempre me perco. Um dos personagens que mais gostei além da Cia foi do Tomas, um cara da colônia Cinco Lagos que também vai para o teste, e do Michael, um oficial de Tosu City. Achei que todos os personagens foram bem construídos mesmo sendo muitas pessoas, Cia gosta de saber mais sobre as elas e ela sempre fala um pouco de cada um.

A Única como sempre arrasou no livro, a capa é muito diva e dependendo do jeito que você olha ela, consegue ver vários números por volta do desenho (como na foto), esse desenho faz todo o sentido do mundo depois de algumas páginas, as folhas são amareladas e as letras são de um tamanho ótimo para leitura. Cada começo de capítulo temos o número destacado e a primeira frase em uma fonte que combina.  A Joelle Charbonneau criou uma história que pode facilmente ser comparada a Jogos Vorazes mas que tem todo seu toque especial. É uma distopia incrível e eu não vejo a hora de ler a continuação. 

2 comentários:

  1. Já tava doida para ler o livro, agora estou mais ansiosa que nunca.

    ResponderExcluir
  2. Oi Estelinha,

    quero muito ler esse livro. E a culpa é de vocês que falam tão bem dessa distopia maravilhosa. Adorei a resenha.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Layout feito por Estela Gois © Todos os direitos reservados - Tecnologia do Blogger