[Resenha] Delírio - Lauren Oliver

Título: Delírio
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 352
Série: Delírio - Volume 1


Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?




Amor deliria nervosa é o nome de uma doença, uma das mais perigosas, é conhecida normalmente por nós como amor. Não adianta resistir, achar que não é uma doença, isso é só mais um dos sintomas dela, você deve ser curado! 
“(...) antigamente, nos tempos sombrios, as pessoas não percebiam quão mortal era a doença do amor. Durante muito tempo ela era inclusive encarada como um sentimento bom, a ser celebrado e buscado. Claro que essa é uma das razões que o tornou tão perigoso: afeta nossa mente, impedindo-nos de pensar com clareza ou tomar decisões racionais sobre nosso próprio bem-estar (...)” (p. 8).
 Em delírio conhecemos Lena, sua mãe e seu pai estão mortos e ela mora com sua tia Carol. Faltam poucas semanas para sua intervenção acontecer e ela não vê a hora disso acontecer. No dia de sua avaliação algo estranho acontece, vacas invadem as instalações dos laboratórios e isso só pode ter sido causado por Inválidos, pessoas que não quiseram ser curadas, que resistiram e foram morar na selva, fora da cidade.
“Vampiros, lobisomens e Inválidos: seres que destroçam as pessoas, deixam nas em pedaços. Seres fatais” (p. 137).
 Mas como a vida é injusta, Lena acaba se apaixonando por Alex, um guarda que trabalha nos laboratórios e que ela viu no dia em que as vacas invadiram o mesmo. E agora que Lena conhece o amor, vai fazer de tudo para não passar pela intervenção e conseguir ficar com seu amado Alex. Para isso ela conta coma ajuda de sua amiga Hanna que apoia o romance dos dois apesar de não querer se arriscar demais.

Primeiramente quero dizer que a capa de delírio é muito linda, toda metalizada (a única coisa que não gosto nessas capas é que riscam fácil, ficam toda marcada) e não, ela não é azul como a imagem, ela é um prateado meio azulado. Lauren Oliver construiu toda uma sociedade super desconfiada, todos tem medo de contrair deliria e seguem todas as regras corretamente. Os personagens são muito bem construídos, tanto Lena, Alex, Hanna, Carol quanto seus tios e seus pais que estão mortos.

A leitura é mega rápida, peguei pra ler e não desgrudei do livro até parar, fora o tanto de quotes que marquei no livro (como podem ver na foto, alguns escrevi em post-its) , as folhas são amareladas e no início de cada capítulo, as letras são diferentes e tem frases ou versos em baixo. Super indico esse livro para todos, inclusive para quem ama distopias, não vejo a hora de ler pandemônio. Beijos

4 comentários:

  1. Esse livro é muito legal mesmo! Toda a arte envolvida nele foi muito bem trabalhada, desde a capa até a diagramação. <3
    Curti muito esse livro, to bem curiosa para ler a continuação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Que legal muito bom quando gostamos do livro ... ja vi resenhas positivas e negativas desse livro e isso só me deixa ainda mais com vontade de ler.

    Beijos

    livrosechocolatequente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. a primeira vez eu tive vontade de ler esse livro foi pela capa, mas depois de ler várias distopias acabei até esquecendo de ler esse.
    Mas adorei a resenha, a ideia da autora de um mundo sem o amor, só que seria melhor se ela tivesse deixado os clichês de lado no segundo livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Estela, sou louca para ler Delírio!
    Primeiro pela capa, que eu acho perfeita, depois pela história, que cada vez que leio uma resenha boa, como a sua, dá vontade de correr pra livraria.
    Adorei a foto com o minion, preciso comprar os meus <3
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir

Layout feito por Estela Gois © Todos os direitos reservados - Tecnologia do Blogger