[Resenha] Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 320

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



O que falar de um livro que despertou tantos sentimentos em mim? Lou mora com seus pais, sua irmã, seu sobrinho e seu avô que precisa de cuidados praticamente o dia todo. Ela meio que sustenta todo mundo na casa e quando o café fecha suas portas e Lou fica desempregada, todos ficam desesperados e ela logo vai procurar um novo emprego. Depois de algumas tentativas ela consegue um emprego de cuidadora do tetraplégico Will Traynor, um cara super mal humorado que sofre por perder toda uma vida agitada cheia de esportes radicais.

 “Ele se vira, e nesse milésimo de segundo, percebe que a coisa vem em sua direção, que não há como sair da frente. Surpreso, abre a mão e o BlackBerry cai no chão. Ouve um grito que talvez seja seu. A última coisa que vê é uma luva de couro, um rosto dentro de um capacete, o choque nos olhos do homem refletindo o dele próprio. Há uma explosão quando tudo se parte em pedaços. E então não há nada” (p. 10).

Will no começo não gosta da presença de Lou, por causa disso ela se abala e pensa em desistir do emprego, mas sabe que não pode, pois é um emprego que paga bem e ela precisa sustentar seus pais. Então ela continua a tentar cuidar de Will, mesmo que ele não goste. Com o passar dos tempo eles passam a ser amigos, conversam sobre filmes, ela ajuda ele, e começamos a ter esperanças junto com Lou.

"-Ele não vai mais andar, Louisa. Isso só acontece em filmes de Hollywood. Tudo o que fazemos é tentar evitar que sinta dor e manter os movimentos que ele tem" (p.68). 

Eu sabia que era uma história triste antes de pegar para ler, mas conforme fui lendo fui tendo esperanças junto com Lou, briguei muitas vezes com o livro mas era impossível largar ele até virar a última página. A leitura é muito rápida, e os personagens são muito bem construídos. Em algumas partes nos surpreendemos com capítulos narrados por outras pessoas como a irmã de Lou e a mãe de Will. É um história linda, emocionante e que dá raiva algumas vezes. Recomendo esse livro para pessoas que gostam de uma triste história de amor e principalmente para os fãs de "A Culpa é das Estrelas" (mesmo que eu não tenha lido ainda).
“– Acho que podemos fazer de tudo. Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade. [...]” (p.282) .

4 comentários:

  1. Ah~ Pois é, mesmo sendo triste e tudo mais, eu ainda quero ler esse livro sabe? Sim, eu sou teimosa! UIASIUASUIAUAISUASH
    Gostei bastante da sua resenha, você escreve bem e não soltou nenhum spoiler. Menina, venk pra receber um sonho de valsa, tome. *3* KKKKKKKKKKKK

    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn obrigada Luuh <3

      Não gosto de contar muito sobre o livro para não soltar spoiler mesmo hehe

      Excluir
  2. Ai meu Deus só de ler sua resenha meus olhos encheram-se de lágrimas...
    Acho que todo mundo já sabe o quanto eu amo esse livro e o quanto ele me marcou...
    Só de ler esses quotes me arrepiei toda.
    Acredito que o mundo está divido entre aqueles que lera e os que não leram Como eu era antes de você...
    Adorei sua resenha! Não tem como NÃO amar esse livro né?
    Beijoos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Roberta, é meio que um outro livro, uma versão de "Como eu era antes de ler esse livro". Esse livro é muito perfeito mesmo. Beijos

      Excluir

Layout feito por Estela Gois © Todos os direitos reservados - Tecnologia do Blogger