[Resenha] Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

Título: Garota, Interrompida
Autor(a): Susanna Kaysen
Editora: Única
Nº de Páginas: 190

Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.



Garota interrompida é um tipo de autobiografia da autora, Susanna com seus 18 anos se vê diante de um transtorno de personalidade e é internada voluntariamente em um hospital psiquiátrico, depois de uma tentativa de suicídio, mas ela não queria se matar, queria matar uma parte de si.
"As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil." (p. 11)
 E assim Susanna começa a contar tudo o que ocorreu em sua estadia no hospital psiquiátrico, ela fala um pouco sobre as pessoas que ela conheceu lá como Dayse, Lisa e Georgina, sobre todo o espaço e nos detalhes um tanto perturbadores.
"As cicatrizes não tem personalidade. Não são como a pele da gente: não mostram a idade ou alguma doença, a palidez ou o bronzeado. Não tem poros, pelos ou rugas. São uma espécie de fronha, que protege e esconde o que houver por baixo. Por isso a criamos. Porque temos algo a esconder." (p.22)
A leitura do livro é rápida e me vi presa nele por pouco tempo, confesso que confundi um pouco os nomes das pessoas e fiquei perdida um pouco, pretendo assistir ao filme e ler o livro de novo para entender melhor tudo. Mas apesar disso, eu gostei da leitura, o livro nos passa um pouco do que sentiu Susanna durante todo o tempo e tem partes que fiquei um pouco assustada com o que acontece.

A capa do livro chama muita atenção principalmente pela sua cor, um pink meio neon, gostei muito da capa principalmente por ela ser fosca ter várias coisas escritas meio envernizadas (acho que o termo é esse), a diagramação também é bem diferente, no começo de cada capítulo há um destaque como no título e em algumas páginas tem os formulários do hospital. A Única fez um belo trabalho com o livro e se você ainda não tem o seu exemplar corre comprar, esta é uma leitura um tanto obrigatória para pensarmos um pouco sobre como tudo é. Beijos

8 comentários:

  1. Este livro já tinha chamado minha atenção pela capa, mas lendo a resenha deu uma vontade enorme de ler. Da vontade de entra nesse mundo da garota interrompida e descobri um pouquinho de sua história, me deixou muito curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente muito legal sua resenha, parabéns! Bem esse livro é mais um daqueles que nos fazem refletir melhor do que fazemos uns com os outros, esse livro deve ser muito difícil de ler, não pela escrita complicada, mas sim pelo jeito que Susanna foi tratada da sua doença, deve dar pena demais dessa pobre mulher que só queria se curar de seu problema mental e foi tratada como um animal na clinica, essas historias nos fazem repensar, espero que mude a visão de algumas pessoas para sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Oi Estela-chan (posso te chamar assim?) *-*
    Então, eu ainda não tinha lido nenhuma resenha a respeito desse livro. A sua foi a primeira e me deixou morrreeendo de vontade de ler o livro.
    Não sei pq, mas hospicios (e asilos) me chamam muito a atenção. Deve ser pelo sofrimento dos pacientes.
    A capa do livro é muito linda (mesmo eu não gosto de rosa hehe). Ele já entrou na minha lista interminável de futuras leituras. Rsrsrs...
    Ah, e a sua resenha está muito boa. Bem escrita e sem soltar spoilers.

    P. S. = O seu blog também é muito lindo. Bjs :*
    Aguardando os próximos posts.

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O livro parece bom, já ouvi bastante critica boa sobre, mas também já ouvi ruins. Ele já está na minha lista de "desejados" há um tempão. Espero poder adquiri-lo logo.
    Abraços,
    http://meujardimliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Wow,esse livro já está na minha lista a um bom tempo e com essa resenha,com certeza,vai ser o próximo a ser lido *_* (Adorei seu Blog,muito fofo!!)

    ResponderExcluir
  6. ´Primeiramente bela resenha, em segundo eu tenho grande interesse por essa leitura, gosto de livros desse gênero, portanto que acho que posso compara-lo com o livro Garotas De Vidro que é um de meus preferidos. Pela resenha e sinopse eu não me vejo de outra forma em pensar que o livro segue um ritmo parecido com Garotas De Vidro, claro que o assunto e história tem diferença mas sabe aquele tipo de leitura que te leva ao lugar do personagem? Foi isso que a resenha e sinopse me passaram. Susanna me causou impacto por que relativamente consigo me ver no lugar dela, então o que me resta é aguardar essa leitura e continuar com grandes expectativas. Parabéns!

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ganhei o livro mas ainda não o li. O filme eu não cheguei a ver inteiro.
    Bj, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falarem muito desse livro, mas nunca cheguei a lê-lo. Espero ter a oportunidade ainda. Parece ser uma ótima história que nos faz refletir.

    ResponderExcluir

Layout feito por Estela Gois © Todos os direitos reservados - Tecnologia do Blogger